quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quinta-feira - dieta italiana

Café da manhã: fatias de maçã com um pote de yogurte natural desnatado e uma barra de cereais

Almoço: 1 porção de almôndegas picantes light com salada
Polpette di carne piccanti
Receita das Almôndegas (porção para 6 pessoas): 500g de carne moída magra / 4 dentes de alho amassados / 100g de farinha de rosca / 4CS de salsinha / 40g de quijo parmezão / 1CChá de pimenta calabresa / 1/2 CChá de páprica / sal e pimenta-do-reino / 1 ovo / 1,5 litro de purê de tomates / 10 folhas de manjericão / 3CS de azeite /300g de arroz integral
   1. Junte a carne moída, o alho, a farinha de rosca, a salsa, o parmezão, a pimenta calabresa e a páprica numa tigela grande. Tempera suavemente com sal e junte o ovo. Misture os ingredientes, amassando com as mãos e modele 12 bolas do mesmo tamanho. Coloque num prato e cubra com filme de PVC por 20min.
   2. Enquanto isso, despeje o purê de tomates numa panela grande e leve ao fogo médio. Tempere com sal e pimenta-do-reino, acrescente o manjericão, deixe ferver e retire do fogo.
   3. Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente grande e frite as almôndegas em fogo médio por 5min até dourarem por igual.
   4. Coloque as almôndegas no molho e cozinhe em fogo brando por 1 horas, mexendo de vez em quando. Se o molho engrossar demais, acrescente um pouco de água quente.
   5. Divida o arroz entre seis pratos, coloque 2 almôndegas para cada porção e cubra-as com molho de tomate.
DICA: gosto de usar e abusar do manjericão, sempre tomando cuidado para não deixar que seu sabor se sobressaia do restane dos ongredientes

Jantar: 1 porção de Cebolas assadas recheadas com tomates seco, 1 porção de sardinhas assadas com limão e alcaparra (Dica: eu gosto mais de pescada ou merluza, são fáceis de achar e a diferença de preço é irrisória e, ainda por cima, você ganha no sabor), 2 fatias de pão integral e uma maçã.
Cipolle ripiene gratinate
Receita das Cebolas assadas recheadas com tomate seco (serve 8 pessoas): 4 cebolas grandes descascadas / 2CS de alcaparras / 300g de ricota / 1/2 CChá de orégano / 1 ovo / 80g de tomates secos picados / 4 filés de enchovas picados / pimenta-do-reino / 2 CS de queijo parmezão ralado na hora / um fio de azeite / salada de folhas para guardecer
   1. Preaqueça o forno a 200 graus.
   2. Ferva água em uma panela média, coloque as cebolas e cozinhe por 10min. Escorra e deixe esfriar.
   3. Corte as cebolas ao meio pelo comprmento, do talo à raiz.  Retire e reserve os gomos do miolo das metades das cebolas. Deixando assim os gomos externos para servir de concha.
   4. Pique bem o miolo retirado e coloque numa tigela. Acrescente as alcaparras, ricota, orégano, ovo, tomate seco e anchova. Tempere com pimenta-do-reino e misture bem.
   5. Recheie as conchas de cebola com a mistura de ricota e tomate seco. Coloque numa assadeira untada. Polvilhe com parmezão e regue com azeite. Asse no forno por 30 min.
DICA: eu prefiro o queijo cottage, fica muito mais leve e saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário