terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ingredientes italianos indispensáveis - dieta italiana

   Na maioria das vezes, quase todos os pratos do livro são executados com ingredientes frescos, porém é importante você sempre ter à sua disposição alguns produtos que sempre irão auxiliá-lo no preparo de uma boa parte de pratos. Sempre tenho alguns ingredientes na geladeira que podem me ajudar na preparação de uma comidinha rápida e salutar: tomates secos, azeitonas, alcaparras, cogumelos paris. Vamos fazer breves comentários de  dos ingredientes que utilizei aqui:
AZEITE -  prefiro o azeite extra virgem para cozinhar e em quantidades pequenas (é o suficiente mesmo). Mesmo calórico, o azeite bem utilizado até ajuda a emagrecer e manter o coração saudável.
TOMATE - seja fresco ou feito purê, ele é indispensável na culinária italiana, de baixa caloria e rico em fibras, tem uma boa fonte de vitamina C e  licopeno que auxilia também a reduzir o risco de cardiopatias e diversos tipos de câncer. Cozidos ou em conserva ele tem um sabor mais pronunciado, auxiliando em diminuir a quantidade de sal.
CEBOLA - pobres em calorias e incluem-se na cota diária de vegetais e são ricas em fibras. Auxilia em diminuir a glicemia da pessoa. Quanto maior a ardência maior a concentração de antioxidantes.
ALHO - use à vontade! o alho  tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Quanto mais for picado mais intenso será seu sabor.
FUNGHI SECCHI - vale à pena manter este ingrediente versátil em sua dispensa por sua versatilidade. Ele deve ser  hidratado por, pelo menos, 15min antes de ser utilizado. Não despreze o líquido que pode ser utilizado nas receitas.
LIMÃO - o suco e raspas dão mais vida e aroma aos pratos. A acidez das frutas cítricas auxilia a reduzir a quantidade de sal nos alimentos. Tem uma peça chamada Zester, encontrado inclusive em supermercados, que facilita a retirada das raspas. Vale à pena ter na sua cozinha!
VINHO BRANCO E TINTO - é um ingrediente que acrescentado a molhos, risotos, ensopados e sobremesas dá um sabor todo especial, valorizando os pratos.
VINAGRE BALSÂMICO - levemente adocicado não pode faltar para o tempero de saladas, além de ser um complemento para acentuar o sabro das frutas.
ERVAS FRESCAS - tenha sempre elas à disposição. Salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, sálvia e alecrim sempre possuo frescos à minha disposição. Porém não dispenso as ervas aromáticas secas,  pois além delas valorizarem e perfumarem os pratos ajudam a reduzir a quantidade de sal nos alimentos. Para mim, não existe comida ruim e sim comida mal temperada. As pessoas tem o hábito de achar que sal, cebola e alho são os únicos temperos de uma cozinha. Use e abuse dos condimentos!
PIMENTA - "a vida não tem graça se não for apimentada!" não precisamos tirar o gosto dos alimentos que preparamos mas usar as pimentas na quantidade correta valoriza o prato, salienta o sabor dos ingredientes utilizados, "esquenta" a comida e faz um bem enorme à saúde.
QUEIJO PARMEZÃO - apesar de muito calórico, pelo simples fato de ter um sabor muito marcante, acaba-se usando-o em pequenas quantidades. Possui um rica fonte de cálcio, ajuda a fortalecer os ossos. Mas utilize ricota e muzarela na sua dieta também.
LEGUMINOSAS - grão-de-bico, feijão e lentilhas são incluidos com frequência nas receitas italianas. Além de conter uma rica variedade de nutrientes, incluindo ferro, cálcio e zinco, as leguminosas são pobres em gordura, ricas em fibras e proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário