sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Domingo - dieta italiana

Café da manhã: ovos assados com presunto ao sugo e molho de alho seguido de 1 ameixa argentina


Uova in camicia rossa

Receita dos ovos assados com presunto o sugo (serve 2 porções): 1CS de azeite / 1 dente de alho fatiado / 300ml de molho de tomates /  folhas de manjericão / sal e pimenta-do-reino / 4 fatias de presunto magro / 2 ovos
   1. Preaqueça o forno a 180 graus
   2. Aqueça o azeite em uma frigideira e doure ligeiramente o alho. Junte o molho de tomates e cozinhe em fgo moderado por 10min, mezendo de vez em quando.
   3. Quando o molho estiver apurado, misture o manjericão e tempere com sal e pimenta.
   4. Forre o fundo de duas formas refratárias com as fatias de presunto. Cubra com molho e abra um ovo sobre cada uma delas. Asse no forno por 12min ou até os olhos ficarem firmes.

Almoço: 1 bistequinha de porco com cogumelos e alecrim acompanhado de uma salada verde e 1 laranja

Jantar: 1 porção de Pizza de mozarela, cogumelo e presunto com uma salada verde e uma tigela de morangos


Pizza Capricciosa

Receita da Pizza de mozarela, cogumelo e presunto (rende 2 pizzas médias para 4 pessoas):
1 pitada de sal / 1 CChá de fermento biológico seco / 140ml de água morna / 180g de farinha de trigo / 1CS de azeite. Para o recheio: 3CS de azeite / 100g de cogumelos fatiados / 300ml de molho de tomates / 1 CChá de orégano /  sal e pimenta calabresa / 125g de mozarela /  20 azeitonas fatiadas / 6 fatias de presunto magro cortados em tiras / 8 folhas de manjericão
   1. Prepare a massa: misture o sal e fermento numa jarra com água morna. Coloque a farinha de trigo numa tigela grande, faça uma cova no centro e acrescente o fermento diluído em água e o azeite. Misture bem com uma colher de pau até obter uma massa úmida.
   2. Ponha a massa numa superfície enfarinhada e sove por pelos menos 5min ou atpe ficar bem elástica. Coloque a massa de volta na tigela e cubra-a com um pano. Deixe a massa descansar por 30min. Preaqueça o forno a 220 graus.
   3. Aqueça 1 CS de azeite e refogue o cogumelo por 3min. 
   4. Coloque a massa subre uma superfície enfarinhada e divida-a em 2 porções. Estenda com as mãos, do centro para a borda, formando dois discos de 25cm de diâmetro e coloque em formas untadas.
   5. Espalhe o purê de tpmates sobre a superfície da massa, com as costas de uma colher. Polvilhe com orégano e tempere com sal e pimenta.
   6. Divida a muzarela , o cogumelo e as azeitonas entre as pizzas. Leve para assar no forno por cerca de 20min ou até as bordas ficarem coradas. Nos dois minutos finais, distribua  as tiras de presunto e as folhas de manjericão

DICA : a quantidade de molho é muito grande, coloque menos molho na pizza e, para meu gosto, aumentei a quantidade de manjericão que dá um aroma e sabor muito marcantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário