sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dieta Italiana - cinco ao dia para os italianos

  
   Em geral, os italianos consomem diariamente uma variedade de frutas e hortaliças. Tal hábito mudou muito pouco desde a década de 1970. Esses alimentos são pobres em gorduras e calorias mas ricas em fibras que saciam e por esse motivo têm um papel importante em um esquema de perda de peso. E ainda ckntêm fitonutrientes com propriedades antioxidantes importantes, que consumidos em quantidade ajudam a proteger contra inúmeras doenças, incluindo cardiopatias e o câncer. 
   Os especialistas recomendam consumir cinco porções diáarias de frutas e hortaliças. Os italianos não tem dificuldade para atingir essa cota e consomem, na realidade, muito além disso. Entre os preferidos estão o tomate, o alho, a cebola, a alcachofra, o pimentão, a beringela, a erva-doce, o cogumelo, o repolho, a abobrinha, o aipo, o aspargo, o brócolis e o espinafre que em geral são acrescentados ao macarrão, risotos, à pizza e às sopas ou se transformaam em saladas. Frutas como laranja, pera, figo, cereja, maçã, frutas vermelhas, ameixa e melão são ingeridas entre as refeições, tornando-se um bom substituto para sobremesas mais pesadas.
   A batata não se inclui nessa cota diária por ser um alimento rico em amido, que contém nutrientes diferentes das frutas e vegetais.
   Não nos esqueçamos que vivemos no Brasil e uma boa parte das frutas consumidas aqui se encontram em grande abundância e que podem ser substituídas pelas recomendadas e estamos num período muito propício para frutas saborosas: uva, melancia, melão, banana, abacaxi, pêssego, morango, carambola (que fica deliciosa numa salada também), manga, goiaba e outras tantas que estão inclusive com preços bem convidativos.
   Mesmo que no intervalo entre as refeições bata aquela fome, podemos consumir frutas sem nenhuma preocupação pois além de saciarem a nossa fome promovem uma sensação de bem-estar e nenhuma culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário