sábado, 16 de abril de 2011

FOCACCIA

focaccia com rosmarino e sal grosso
   A focaccia, como é chamada em Roma, tem vários outros nomes dependendo da região da Itália onde ela é feita: pinza, pissalandrea, schiacciata, fitasceta, sardenaria ou stiacciata. Geralmente é feita com uma massa básica de pizza que ao final é embebiba em azeite e espalha-se por cima alecrim (rosmarino) e sal grosso.
   É um classico da culinária italiana, apresentando várias versões, e hoje é amplamente conhecida. Lembro em minha infância de várias festas familiares incluirem a focaccia como um dos quitutes mais esperados. Não esqueço do gosto que senti, bem criança: o alho frito e o azeite davam um perfume na massa que se impregnou na minha memória.
   Na cantina, servimos uma cesta de pães variados, que acompanham sempre os antepastos, bem como as pastas. Sempre tive o desejo de incluir a focaccia como uma das variedades dos pães. Já estamos na terceira massa experimentada por nós e espero que chegue, bem depressa, a uma que possa dizer: "Esta sim tem o gosto de minha infância!". Por enquanto deixo voces com água na boca ao imaginarem tal iguaria.
   A cantina não tem a pretenção de criar pratos sofisticados mas sim resgatar as comidas que experimentávamos com as nossas avós e que se encontram perdidas. A culinária da cantina é simples como as pessoas que desenvolveram clássicos presentes nos restaurantes mais sofisticados do mundo, como os molhos: puttanesca, ragù alla bolognese, pesto di basilico, carbonara, entre muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário