sexta-feira, 6 de maio de 2011

RECEITA DE FOCACCIA

a focaccia que a aprovamos
   Depois de testar algumas receitas que procurei em vários livros de culinária italiana, encontramos esta que muito agradou a todos que trabalham aqui na Cantina. Ela é muito simples de se fazer e o resultado foi também muito feliz.
   Ingredientes: 30g de fermento para pão (sempre prefiro aqueles que são comprados nas padarias), 170ml de água morna, aproximadamente 500g de farinha de trigo especial, 5 colheres de sopa de azeite extra virgem, uma pitada de sal e sal grosso.
   Comece dissolvendo o fermento em água morna. Numa vasilha funda, coloque a farinha de trigo, misture com o azeite, o fermento dissolvido  e o sal. Inicialmente, mescle tudo com uma colher de pau, depois coloque literalmente a mão na massa até conseguir uma consistência bem macia, se for necessário acrescente um pouco mais de farinha. Sove a massa, por pelo menos 10 minutos e assim sentirá ela bem elástica. O segredo de uma boa massa para pães é sovar com vigor por um bom tempo. Devolva a massa para a vasilha e cubra com uma pano. Deixe descansar por mais de uma hora num lugar aquecido, ou então até que dobre de volume.
   Deixe o forno preaquecido a 200 Graus Celsius. Tire a massa da vasilha e abra com um rolo de macarrão. Coloque-a numa assadeira grande untada. mergulhe a ponta dos dedos em azeite de oliva e pressione a massa na forma, delicadamente, fazendo pequenas reentrâncias. Salpique com sal grosso e ponha para assar por 25 a 30 minutos, até que forme na superfície uma crosta dourada. Ao retirar do forno, regue com azeite de oliva (ele vai ser absorvido e dará um sabor muito característico). Gosto de espalhar sobre a massa, ainda umidecida, uma folhas de alecrim, que agraga um aroma inconfundível para a focaccia.
   Espere esfriar, se conseguir, e corte em quadrados. Experimente e não se arrependerá!!!

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário